16 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (10): RACHEL MARTINS




Rachel Martins nasceu na capital paulista, em 21 de julho de 1912. Desde cedo quis ser atriz.Começou em circo e tem muito orgulho disso.

Depois passou para rádio e esteve em várias emissoras de São Paulo. Era atriz, mas foi se especializando-se em comédia. Era uma grande comediante dos anos 40 e 50, tendo participado de programas, entre outras, da Rádio Cultura de São, que era chamada de Palácio do Rádio e que fazia grande parte de sua programação ao vivo, no auditório da emissora. Ali Rachel reinava.






** RACHEL MARTINS NA DÉCADA DE 1940 **


Mas veio a TV. E ela interessou-se pelo novo veículo, que também se interessou por ela. A TV Paulista a chamou e ela participou dos programas de Manoel da Nóbrega, maior nome da época. Mas, ao mesmo tempo fez cinema. Apareceu brilhantemente em filmes, como:"Simão o Caolho", em 1952 e "Mulher de Verdade", em 1954. Esses dois filmes foram uma produção americana, com muita divulgação e muito cartaz. Depois Rachel fez:"O Circo Chegou à Cidade", e "A Doutora Ë Muito Viva".


Foi em 1965, que a atriz foi para a TV Excelsior, e participou de telenovelas importantes, como:"O Céu Ë de Todos"; Ainda Resta uma Esperança"; "A Deusa Vencida";"A Pequena Órfã". Em 68 fez o filme:"A Noite do Meu Bem".


Passou depois para a TV Globo e atuou em:"A Cabana do Pai Tomás";"Pigmalião 70";"A Próxima Atração";"Minha Doce Namorada"; "Os Ossos do Barão". Fez depois na TV Tupi:"A Barba-Azul".

Atriz sempre respeitada, dona de voz forte, ótima interprete, fez bons papeis, tanto em rádio, como em televisão, quanto no cinema.



** A 1ª VOZ DA SOGRA DE SAMANTHA NA SÉRIE A FEITICEIRA**


Exatamente pela sua voz forte e ótima intérprete, também participou por um período na AIC. Fez convidados especiais em séries de tv como a voz de Phyllis (mãe) de James na série A Feiticeira, somente nas duas primeiras temporadas, e filmes, porém foi totalmente absorvida quando surgiu a série de tv Hazel, onde uma empregada doméstica arrumava sempre confusão para os seus patrões. Dublou Hazel durante muitos anos.



** HAZEL, A PERSONAGEM DE MAIOR SUCESSO DE RACHEL MARTINS, DUBLAGEM IMPECÁVEL **



Rachel Martins faleceu, aos 62 anos, em 2 de dezembro de 1974, em São Paulo, logo após o término da sua última participação em novela: A Barba Azul pela extinta TV Tupi.



** VAMOS RELEMBRAR RACHEL MARTINS, NESTE EPISÓDIO, DUBLANDO PHYLLIS, A SOGRA DE SAMANTHA**
video



**Marco Antônio dos Santos**