15 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (06): OLNEY CAZARRÉ

*Olney Cazarré em 1975*


Olney Cazarré nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. Filho dos atores Darcy Cazarré e Dea Selva ,é também irmão de Older Cazarré, que foi um dos nomes mais destacados na arte da dublagem e ator de muitos filmes e novelas brasileiras. Assim como o irmão, Olney começou sua carreira artística pelo cinema. Fez uma aparição no filme:"Mãe", já em 1948, quando estava com apenas 3 anos.

Em 1973, fez outros filmes, como;"A Super Fêmea"; "Regina e o Dragão de Ouro"; "O Supermanso";'Quando Elas Querem e Eles Não"; "Passaporte para o Inferno"; "Antônio Conselheiro e a Guerra dos Pelados". "Doramundo". Nesse mesmo tempo começou a participar de novelas. Fez, na TV Tupi de São Paulo:"Rosa dos Ventos";"Meu Rico Português"; "Os Apóstolos de Judas".

Em 1979, Olney Cazarré passou para a Rede Globo de Televisão e participou da novela:" Feijão Maravilha", ao mesmo tempo em que fez o filme;" Os Paspalhões em Pinóquio 2000". Foi convidado para os programas humorísticos da Globo e apareceu nos programas;"Chico Anysio Show"; "Viva o Gordo"e "Escolinha do Professor Raimundo".

** A VOZ MAIS CONHECIDA DE JAMES NA SÉRIE A FEITICEIRA **

Olney Cazarré, assim como Older, seu irmão mais velho, participou de inúmeras dublagens na AIC. Fez diversos personagens, também tinha herdado o dom para dublar desenhos e tudo que surgisse:  dublou o ator Christopher Conelly (Norman Henrrigton) na série A Caldeira do Diabo, Pica-Pau,  O Coelho Ricochete, Fofoquinha em Matratrica e Fofoquinha, a 3ª voz de James Stephens na série A Feiticeira, Jace em Space Ghost, fez Checov na dublagem original da série clássica Jornada na Estrelas, Jericó na 2ª temporada de Daniel Boone, a 1ª voz do personagem Sparks na série Viagem ao Fundo do Mar e inúmeras participações em desenhos e séries principalmente.
 Participou dublando convidados em quase todas as séries da época: O Túnel do Tempo, Lancer, Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço, Daniel Boone, Chaparral, etc.

** O PICA-PAU: UMA DUBLAGEM FANTÁSTICA DE OLNEY CAZARRÉ **

Olney Cazarré foi também diretor de dublagem na AIC, já em princípio da década de 1970. Ainda no Rio de Janeiro, já no final da década de 1980, faz pequenas dublagens na Herbert Richers.

** COELHO RICOCHETE, PERSONAGEM QUE OLNEY CAZARRÉ DEU A ALMA BRASILEIRA

Dono de uma voz muito boa, considerada versátil, sua carreira foi curta, pois veio a falecer na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1991, aos 45 anos de idade, vítima de complicações vasculares quando ainda fazia o personagem "Corinthiano" na Escolinha do Professor Raimundo pela Rede Globo.


**Um de seus primeiros personagens fixos em A Caldeira do Diabo (Peyton Place) ao lado de Sandra Campos:
video


**A dublagem excelente do Coelho Ricochete: 
video


**Aqui, a inesquecível dublagem de James Stephens, marido de Samantha , na série A Feiticeira**
video



**Marco Antônio dos Santos**