11 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (05): LUIZ ORIONI



Luiz Orioni nasceu em São Paulo, capital. Logo se interessou pela arte da interpretação e começou em rádio,pois possuia voz grave e bonita, embora fosse um tipo franzino. Mas, como ele era contratado pelas Emissoras Associadas de São Paulo, assim que foi inaugurada a Televisão Tupi, a pioneira, ele percebeu que ali havia espaço para ele. E então começou a atuar em um veículo e no outro.

Na TV Tupi foi lançado o programa de muito sucesso e que ficou 16 anos no ar: "TV de Vanguarda". Luiz Orione foi aproveitado em muitos "episódios", como agora dizem. Os 'TVs de Vanguarda" eram programas estanques, que aconteciam a cada 15 dias, nas noites de domingo e que faziam enorme sucesso, pois eram peças inteiras, adaptadas de filmes ou peças de teatro ou ainda de romances universais.

Nesses programas, Luiz Orioni apareceu em: "O Inspetor Geral"; "Henrique IV"; "Hamlet"; "No Caminho da Vida"; "Mas não Se Mata Cavalo?"; "O Espectro de Ross"; 'Macbeth"; "Anjo de Pedra"; "Divórcio a Três";"A Flor Eterna"; "De Ilusão também se Vive"; "Ilusão"; "Fora da Barra". Aí , Luiz Orione foi escalado para entrar num filme, que foi muito importante na época:"O Sobrado", feito pelas Emissoras Associadas, de Assis Chateaubriand.

Depois desse breve intervalo, voltou a ser escalado nos TVs de Vanguarda e nos TVs de Comédia, que revezava com eles, a cada semana. Fez também o seriado: "Conde de Monte Cristo". E no Vanguarda, fez"'Canção Sagrada"; "Calunga"; Crime e Castigo"; "O Renegado"; "Vaidosa". Fez as séries: "Aimberê, o Pequeno Guerreiro"; "Uma História de Ballet"; "Douglas Red"; "Absolutamente Certo".

Novamente citando TVs de Vanguarda, Orioni fez: "Sinfonia Inacabada"; "A Grande Mentira"; "A Noiva Morta"; "Pacto Sinistro"; "Apenas Um Coração Solitário";"Tempestade da Rua Sylcamore"; "Tragédia em Nova Iorque"; "Pais e Filhos"; "Os 39 Degráus"; "O Visitante". Fez o seriado: "Pequeno Mundo de D. Camilo"; "O Pequeno Incidente";"Véspera de Natal"; "Traição". Fez o seriado: "Marcelino, Pão e Vinho"; "Seu Genaro". Fez o Grande Teatro Tupi, nas peças: "Abaixo da Média"; "O Príncipe Encantado"; "Pode-se Tip-Tap de Patins". Fez o TV de Comédia:"Vá com Deus". E voltou aos TVs de Vanguarda:"A Casaca"; "O Aventureiro"; "O Grande Negócio"; "Eram Todos Meus Filhos"; "Safo"; "O Grande Gabbo";. "A Porta do Diabo"; "Cartas Venenosas". Fez o seriado: "Máscara de Ferro". E novamente no Vanguarda:"O Grande Amor de Maria Waleska"; "Eu Vi um Disco Voador"; "Maclovia"; "Ralé"; "Para onde a Terra Cresce";"A Conversa do Diabo".

E aí Luiz Orioni foi para as novelas. Fez:: " Alma Branca"; "Cleopatra"; "Klaus , o Loiro". "Somos Todos Irmãos". Depois, já na TV Globo, fez:"Eu Compro Esta Mulher";"O Sheik de Agadir"; "Anastácia, a Mulher sem Destino"; "Faça Humor, não Faça Guerra"; "Gabriela"; "A Moreninha"; "Vejo a Lua no Céu"; "Sem Lenço, Sem Documento"; "Sinal de Alerta"; "Estúpido Cupido"; "Gina"; "Pai Herói"; "Memórias de Amor"; "Os Gigantes"; "Chega Mais "; "Coração Alado"'.
Como se percebe por essa relação, Luiz Orioni tinha o tipo físico, que se adaptava a inúmeros papeis e assim, tanto na TV Tupi, como na TV Globo, ele foi muitíssimo escalado.

**Em 1975, na 1ª versão da novela Gabriela**


Antes de se transferir para a TV Globo, em 1965, Luiz Orioni participou ativamente na AIC. Devido ao seu tom de voz, foi muito escalado para desenhos e vilões, sendo o mais célebre personagem o leão otimista Lippy, no desenho de Hanna Barbera *Lippy the Lion and Hardy Har-Har*, além de participar de séries da época, tais como: Cidade Nua, Rota 66, Viagem ao Fundo do Mar, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, entre outras.


** A VOZ DO PERSONAGEM LIPPY THE LION, DUBLAGEM PRIMOROSA **


Luiz Orioni faleceu de ataque cardíaco, aos 51 anos, em 1980, quando participava da 1ª versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo da TV Globo.


** O SEU PERSONAGEM MAIS MARCANTE LIPPY THE LION. UM LEÃO OTIMISTA DEMAIS, AMIGO DE UMA HIENA EXTRAMENTE PESSIMISTA !
 LIPPY THE LION E HARDY HAR HAR.
 HARDY DUBLADO POR WALDYR GUEDES **


**VÍDEO 1/


**VÍDEO 2/


**VÍDEO 3/



**Marco Antônio dos Santos**