11 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (03): ASTROGILDO FILHO



Astrogildo Filho nasceu em Santos, litoral paulista, em 23 de março de 1928. Rapaz moreno e bonito, apareceu na TV Tupi de São Paulo, logo no seu início e ganhou um papel na primeira novela da televisão:"Sua Vida Me Pertence".

Daí para a frente não parou de trabalhar. Atuou no seriado": "Falcão Negro"; e nas novelas:"As Aventuras de Red Ringo";"Os Irmãos Corsos";"Legionário Invencível";"O Conde de Monte Cristo";"Uma História de Ballet";"Douglas Red";"Os Três Mosqueteiros";"A Vida com Eliane"; vários TVs de Vanguarda e alguns TVs de Comédia.


De 1963 em diante, participou de vários filmes, que foram;"Noites Quentes em Copacabana";"O Lamparina";"Vigilante contra o Crime";"Mulher Satânica". E aí passou a trabalhar em novela da TV Excelsior, que estava fazendo muito sucesso. Fez:"Ainda Resta uma "Esperança". E atuou em mais filmes. Fez:"Águias da Patrulha";"Os Três Justiceiros";"Gringo, o Matador Erótico";"Quatro Pistoleiros em Fúria";"As Duas Lágrimas de Nossa Senhora de Aparecida"; "Trindade...É meu Nome".

 E fez na TV Record, a novela:"Vidas Marcadas".

Na década de 1950, ainda antes do vídeo- tape e das redes, que uniram emissoras de todo o Brasil, era comum os artistas,principalmente cantores, viajarem por vários estados, e cidades do interior de São Paulo. A TV Tupi, bem como a Rádio Tupi conjuntamente, organizavam sempre essas excursões. Uma delas foi muito importante e se repetiu por vários anos.


 Astrogildo Filho, que além de ator era cantor, chefiou algumas dessas excursões. Nelas fazia parte também a cantora Triana Romero, com a qual veio a se casar.



** A 3ª VOZ DO CAPITÃO KIRK NA SÉRIE JORNADA NAS ESTRELAS **

Na AIC, Astrogildo Filho era sempre requisitado para dublar galãs, mas também sabia fazer bem os vilões. Sua voz, devido a sua experiência em rádio-teatro era carregada de muita interpretação. Dublou personagens famosos em filmes e em séries de tv: os mais conhecidos são a 1ª voz do Professor John Robinson em Perdidos no Espaço, a 3ª voz do Capitão Kirk em Jornada nas Estrelas e a voz do personagem John Cannon, o chefe da família, na série Chaparral.

Participou de diversos filmes e séries de tv. Sua presença é marcante em Daniel Boone, Lancer, O Túnel do Tempo, Missão Impossível, Cavalo de Ferro e muitas outras.


** A 1ª VOZ DO PROF. ROBINSON EM PERDIDOS NO ESPAÇO **

Sua saída repentina na 2ª temporada de Perdidos no Espaço já fora para tratamento de saúde, sendo substituído por Rebello Neto. Afastado por um breve período retorna à dublagem.
Astrogildo Filho veio a falecer prematuramente em 17 de fevereiro de 1983, com apenas 54 anos.


** AQUI, RECORDANDO A VOZ DE ASTROGILDO FILHO, COMO O CAPITÃO KIRK:

video


**Neste outro vídeo, encontramos Astrogildo Filho dublando o Prof. Robinson na série Perdidos no Espaço:
video

**Neste vídeo, Astrogildo Filho dubla o ator convidado Ricardo Montalban na série Missão Impossível**
video


**Marco Antônio dos Santos**