10 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (01): HELENA SAMARA




Helena Samara e sua irmã Elvira, já falecida, começaram em rádio e televisão, quando ainda eram adolescentes. Helena Samara era seu nome artístico. Filhas de letorianos, as meninas loiras e muito bonitas, logo atraíram os olhares, quando começaram a freqüentar as emissoras de rádio de São Paulo.


O nome de Helena era Lia Kalme. E ela própria escolheu Helena Samara. Ela era mineira, de Belo Horizonte, mas foi criada em São Paulo, onde a mãe possuía uma fábrica de chapéus, na Rua 25 de março.


Começou na Rádio Nacional , fazendo radio-teatro. Mas aos poucos, a emissora foi perdendo as forças e então foi ser dubladora. A dublagem era feita no Estúdio Gravasom, que depois passou a se chamar AIC. Elvira Samara trabalhava então na Rádio São Paulo, Helena resolveu também trabalhar na parte administrativa da empresa.




** DÉCADA DE 1960 **



Mas sua voz era tão boa e maleável, que logo ela foi escolhida pela Screen Gems Columbia para o papel de Wilma em *Os Flintstones*.






Depois disso passaram-se anos, com Helena sempre emprestando sua voz a personagens famosos. Fez também a 3ª voz da mãe de Samantha em *A Feiticeira* (Endora).





Fez ainda, entre muitos outros, o papel de Maureen Robinson, em "Perdidos no Espaço".


Fez a bruxa do 71, no seriado "Chaves"; fez Cinamon em "Missão Impossível", tenente Uhura em *Jornada nas Estrelas*, além de inúmeros convidados especiais em séries de tv, desenhos e participações em filmes.

Helena Samara também apareceu por vários vezes na televisão. Na TV Paulista fez: "A Herdeira de Ferleac". Na TV Cultura fez a novela: "Conflito". Mas Helena, em verdade, tornou-se uma expert, uma excelência, na arte de dublar sabedora de que o público prefere filmes dublados a legendados.


E assim há mais de 40 anos, Helena Samara é uma voz reconhecida, onde quer que surja. Sua irmã, Elvira Samara também acabou participando do elenco da AIC, mas a voz de Helena Samara foi muito mais marcante para muitas gerações. Helena Samara faleceu em novembro de 2007, mas para os seus fãs a sua arte continua a nos encantar.



** A DUBLAGEM ENCANTADORA DE HELENA SAMARA: WILMA FLINTSTONE**
video


**Aqui, um trecho de um episódio da série Perdidos no Espaço, no qual Helena Samara dubla ao lado de Borges de Barros, Rebello Neto e Ary de Toledo:
video



**A DUBLAGEM EXTRAORDINÁRIA DE ENDORA NA SÉRIE A FEITICEIRA**
video



**Marco Antônio dos Santos**